Mezze – A beautiful Refugee Project


«We asked a Syrian student living in Lisbon what she missed the most. Her answer was: „Syrian bread!“ And this is where it all started.»

It’s when a remarkable and pioneering integration project in Portugal was born: a restaurant with Arabic food, Mezze, where refugees from the Middle East get the chance to start all over and build up a foundation for their new lives in Portugal. They have the chance to learn and have a job. And because bread is one of the elements that connects us to home, Mezze is a place where bread is produced and served with other delicacies. It's by far more than a bakery or a restaurant. It's where people meet and exchange knowledge and life stories. Read the whole article in Portuguese below.


Perguntámos a uma estudante síria a viver em Lisboa do que tinha mais saudades. Ela respondeu: “Pão sírio!” Este foi o ponto de partida para um projecto de integração absolutamente pioneiro em Portugal: um restaurante de comida árabe, o Mezze, onde se dá formação e emprego a refugiados do Médio Oriente.

Porque o pão é um dos elementos que nos ligam a casa, o Mezze é um espaço onde se produz pão e vários dos pratos que o acompanham. É bem mais do que uma padaria e muito do que um restaurante: é um ponto de encontro e um local de partilha.

Aproveitamos as competências que muitas mulheres e jovens trazem consigo e damos-lhes as ferramentas para que o seu trabalho — e a sua identidade — sejam valorizados. Estamos assim a gerar soluções de empregabilidade sustentável e a contribuir para uma verdadeira inclusão, num modelo que pretendemos replicar em vários pontos do país. E porque a integração é um processo bidireccional, achámos importante organizar também workshops e debates, que ajudam a aproximar, a diminuir o desconhecimento e a esbater preconceitos.

O primeiro Mezze abriu em Lisboa, no Mercado de Arroios, em Setembro de 2017. Arrancámos com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações, Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, Jerónimo Martins, Fundação EDP, duas dezenas de parceiros privados e três centenas de apoiantes de uma campanha de crowdfunding. No espaço de um mês, o projecto tornou-se auto-sustentável, levando-nos a aumentar o número de pessoas a quem damos emprego: começámos com uma dúzia e neste momento já contamos com 17 funcionários.

O Mezze tem sido destacado como um exemplo de sucesso na integração de refugiados, nomeadamente pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (que em Junho de 2018 convidou os 28 embaixadores da UE em Portugal para almoçar no restaurante); pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pelo comissário europeu responsável pelas migrações, assuntos internos e cidadania, Dimitris Avramopoulos.

Ver declarações aqui:

publico.pt

Expresso.sapo

ACNUR/UNHCR


Picture by Oahn Mai


Picture by Nicole Sánchez


Picture by Nicole Sánchez


Picture by Nicole Sánchez


Picture by Nicole Sánchez


Picture by Nicole Sánchez


Picture by Nicole Sánchez


Picture by Goncalo F. Santos


Picture by Goncalo F. Santos


Picture by Goncalo F. Santos

Don't forget to plan a visit next time you're in Lisboa – Mezze is waiting for you!

Portuguese text by Pão a Pão Associação


Contact us

info@tasteofportugal.eu

+41 79 254 60 84

© 2019 Taste of Portugal